Sobre nós

Missão

Conservar as tartarugas-marinhas na península de Maraú em todas as fases de seu ciclo de vida, ajudando a região a se desenvolver de forma mais sustentável; e disseminar, de forma inclusiva, o conhecimento sobre boas práticas para a conservação do meio ambiente.

Visão

Promover as tartarugas-marinhas como espécie bandeira da conservação e do turismo responsável na Península de Maraú.

Nossa história

2017

Nascimento do projeto

Até então não havia pesquisas ou documentação da ocorrência de tartarugas-marinhas na Península de Maraú. Ao saber que as tartarugas procuram as praias da região para desova, os fundadores do projeto iniciaram as primeiras ações de conservação e assim nasceu o Coração de Tartaruga.

2018

Temporada de monitoramento piloto

Este primeiro monitoramento levou a uma descoberta importante: 4 das 5 espécies existentes no Brasil desovam na Península de Maraú, sendo a Cabeçuda e de Pente as espécies com número significativo de ninhos.

2019

Iniciativa de Ciência Cidadã Coração de Tartaruga

O Coração de Tartaruga foi incorporado como braço científico do Instituto Promar de Desenvolvimento Sustentável da Península de Maraú.  A iniciativa trouxe para o centro da sua atuação a participação da comunidade em ações de conservação.

Durante a temporada de desova 2019-2020, ocorreu o derramamento do óleo na costa brasileira. O Coração de Tartaruga foi chamado respondendo à necessidade de resgate e reabilitação de fauna oleada, atuando também em ações de limpeza de ambientes costeiros e capacitação de voluntários para resgate de fauna em perigo, se tornando referência no sul da Bahia.

2020

Instituto Promar

Com a cooperação da Associação Tartaru, a área de monitoramento passa de 24 para 42km de extensão de praia. Agora somos 7 tartarugueiros fixos e vários outros voluntários monitorando a Península durante 7 meses por ano.

2021

Educação oceânica

Desde então, vimos coletando dados e difundindo a forte relação que as tartarugas-marinhas têm com a conservação do oceano e nossa sobrevivência. 

A participação na Iniciativa Camp Oceano nos permitiu ampliar a nossa visão e desenvolver, de forma multidisciplinar e colaborativa, uma estratégia para aliar a conservação dessas sentinelas do oceano e o desenvolvimento de um turismo mais responsável na Península de Maraú.

2022

Turismo responsável & educação

Este ano começamos o desenvolvimento da solução Conhecendo o Oceano No Rastro das Tartarugas Marinhas, com o apoio da Fundação Grupo Boticário. A proposta que submetemos ao Camp Oceano, com o intuito de conectar pessoas e negócios à conservação do oceano e das tartarugas.

Nossa História só começou. Contamos com você para continuar a construí-la.

Equipe

Somos muitos! A Iniciativa conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais, além de uma rede de voluntários e colaboradores que têm em comum o interesse pela conservação das tartarugas-marinhas e da Península de Maraú

Monica

Mônica Panachão

Especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Educação -Coordena as ações gerais da Iniciativa

damiana

Damiana Pimenta

Médica Veterinária Conservacionista – Coordena as ações de reabilitação de animais.

Grilo

Rodrigo Lopez

Médico Veterinário Conservacionista – Coordena as ações científicas e monitoramento de praia

Evaldo

Evaldo Porto

Pescador artesanal –  Tartarugueiro há 18 anos

Fernanda 1

Fernanda Curam

Graduada em Comunicação Social – Cria conteúdo para mídia social e roteiros.

Fernanda 2

Fernanda Peratello e Silva

Publicitária – Contribui com design de artes gráficas para mídias sociais,  banners e material educativo

Iniciativa de Ciência Cidadã Coração de Tartaruga

Instituto Promar de Desenvolvimento Sustentável da Península de Maraú

Contato