Contribua

Ciência Cidadã

A Iniciativa de Ciência Cidadã Coração de Tartaruga é um projeto que tem como base o conceito de ciência cidadã, que caracteriza projetos de conservação onde existe forte cooperação entre a comunidade científica e o cidadão comum. Quando você comunica e compartilha as informações de qualquer ocorrência de tartarugas-marinhas (nascimento, desova, encalhe ou avistagem), fornece dados importantes e contribui para a conservação de espécies ameaçadas de extinção.

Entre nessa onda e contribua com o nosso programa de ciência cidadã preenchendo o formulário de Ocorrências de Tartarugas- Marinhas.

Se envolva, faça parte da ação

Previous
Next

Nascimentos e solturas:

Presenciar o nascimento de tartaruguinhas é uma experiência de vida e amor. Quando possível, comunicamos os moradores para observar a soltura das tartarugas. Lembre que a prioridade sempre é o bem-estar das tartarugas, por isso é essencial seguir as orientações da equipe e do nosso protocolo de soltura. Quer ficar sabendo do próximo? Entre em contato indicando interesse em participar do grupo de Whatsapp onde comunicamos estes eventos e nos siga nas redes sociais.

Previous
Next

Tour educativo

Não há maneira melhor de aprender cultura oceânica do que in situ! Feito sob agendamento de grupos, o tour educativo é uma caminhada pela praia onde você terá a oportunidade de conhecer o trabalho de um tartarugueiro na prática e aprender sobre as nossas queridas tartarugas-marinhas. Entre em contato para saber mais.

Suas ações diárias importam!

Proteger o Oceano é uma responsabilidade compartilhada de todos nós e cada ação importa

 

“Muita gente pequena, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo”

– Eduardo Galeano.

  • Nunca compre produtos ou carne/ovos de tartarugas
  • Seja responsável pelos seus resíduos. Repense, reduza, recuse, reutilize e recicle.
  • Mantenha a praia limpa, leve o seu lixo com você e remova o que encontrar no caminho.
  • Dê preferência por produtos locais, fortaleça a economia circular.
  • Se for consumir pescado, que seja certificado e/ou de pesca sustentável e local.
  • Na hora de se proteger do sol, utilize roupa com proteção ultravioleta e dê preferência por filtros solares físicos, à base de óxido de zinco. Assim você protege os corais e as tartarugas também.
  • Reduza o uso de produtos químicos e industrializados.
  • Evite fazer fogueiras na praia durante a temporada de desova. Se fizer, apague antes de ir embora.
  • Tem propriedade à beira-mar? Lembre-se que as fêmeas de tartarugas-marinhas procuram praias quietas e escuras para desovar. Conserve a restinga e evite fotopoluição na sua propriedade.
  • Deixe a praia plana, cobrindo buracos de areia antes de ir embora.
  • Apoie ações e projetos de conservação que você admira.

Empreendimentos parceiros

Patrocinadores mensais

Parceiros de longa data, o patrocínio mensal da Ioco e da Casa dos Arandis colabora com as ações de campo, como monitoramento de praia e proteção dos ninhos.

 

Parceiros

Já viu as placas de identificação dos ninhos e as placas educativas que temos na Península? Tudo isso só foi possível graças à parceria com a Gráfica Barraprint. Somos gratos por sempre colaborarem com os projetos ambientais locais.

Pontos de venda dos nossos produtos

Comprando um de nossos produtos, você nos ajuda a continuar com nossas atividades e divulga o projeto, levando a mensagem do coração adiante. Temos camisetas, bonés, canecas e adesivos do projeto à venda.

No momento não temos venda online, conheça os empreendimentos parceiros que são pontos de venda:

Barra Grande:

Quase Nada Futil Store

Sol – Brilhos do Mundo

Iniciativa de Ciência Cidadã Coração de Tartaruga

Instituto Promar de Desenvolvimento Sustentável da Península de Maraú

Contato