Nosso trabalho

A Iniciativa de Ciência Cidadã Coração de Tartaruga adota as tartarugas-marinhas como ícones das ações de sensibilização quanto à importância da conservação das espécies para a manutenção da biodiversidade e conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Conheça mais do nosso trabalho.

Onde atuamos

Almejamos a conservação de todas as espécies de tartarugas-marinhas e do Oceano como um todo. 

Em parceria com a Associação Tartaru, monitoramos 42km de praia da Península de Maraú, no baixo sul da Bahia.  

Localizado na Baía de Camamu, a terceira maior baía do Brasil em volume de água, esse cantinho de paraíso abriga uma rica diversidade de ecossistemas marinho-costeiros. Com extensas praias, recifes em franja, restinga, manguezais e remanescentes de mata Atlântica, a Península de Maraú atrai pessoas de todo o mundo. Além da sua importância ecológica, os ecossistemas são também o principal atrativo turístico local.

Atuamos para educar, sensibilizar, engajar e incluir a comunidade nas ações de conservação. Buscamos uma Península em que a população entenda a importância da conservação do Oceano e compreenda que uma mudança de atitudes e comportamentos adversos pode ocorrer sem que isso signifique perdas. Queremos ser uma comunidade de cidadãos marinhos, capazes de buscar, propor e cobrar soluções ambientais.

Monitoramento Reprodutivo

As atividades de campo para monitoramento de ocorrências reprodutivas são realizadas pela equipe do Coração de Tartaruga com o apoio de voluntários e da Associação Tartaru. São 42km de praias monitorados de setembro a março pelos tartarugueiros. Todos os dados obtidos de ocorrências de tartarugas-marinhas vão para o Banco de Dados para Conservação das Tartarugas Marinhas – BDCTamar, uma ferramenta nacional de apoio à conservação e gestão das tartarugas-marinhas, coordenado pelo Centro TAMAR/ICMBio.

Não reprodutivo:

Alimentação

Monitoramento aéreo em águas costeiras, onde juvenis e adultos se alimentam.

Não reprodutivo:

Encalhes

Infelizmente nem tudo é alegria na vida de um tartarugueiro. As tartarugas encalhadas refletem muito das principais ameaças antropogênicas que elas sofrem, como ingestão de plástico, predação para consumo e interações com a pesca e redes fantasma.

Educação oceânica

Sensibilizar a comunidade para que todos ajam em prol da conservação das tartarugas-marinhas e do Oceano como um todo é um dos objetivos da nossa Iniciativa.

Previous
Next

Ações de sensibilização

Previous
Next

Solturas educativas

Previous
Next

Aulas em sala de aula e in situ

A cultura oceânica é, em sua essência, o entendimento do quanto o Oceano é importante para nós e o quanto as nossas atitudes individuais e coletivas influenciam no Oceano. A Iniciativa traz as tartarugas-marinhas como protagonistas da disseminação da cultura oceânica. 

Já vemos a nossa sementinha crescer: a população local tem contribuído ativamente com a identificação de áreas de ninhos de tartarugas-marinhas. Além disso, atitudes que antes eram consideradas comuns, como trânsito de veículos nas praias e consumo de carne e ovos de tartaruga, hoje são denunciadas.

Iniciativa de Ciência Cidadã Coração de Tartaruga

Instituto Promar de Desenvolvimento Sustentável da Península de Maraú

Contato